Winston Smith ( John Hurt ) é um funcionário conceituado de um governo totalitário que aparentemente vive em guerra. A politica do país, ...

88 - 1984 (Michael Radford/1984)


Winston Smith (John Hurt) é um funcionário conceituado de um governo totalitário que aparentemente vive em guerra. A politica do país, que se chama Oceania, tem a capital chamada Londres, mas parece ser a Inglaterra pós 2a guerra, é a poda de sentimentos das pessoas, além de controlar e manipular a população por transmissões televisivas. No meio de toda a loucura paranóica, Winston conhece Julia (Suzanna Hamilton), uma jovem envolvida com uma suposta aliança rebelde, que o faz repensar seus conceitos e passa a ser investigado por O´Brien (Richard Burton), seu superior.
Filme baseado no polêmico livro de George Orwell de 1949, curioso que a produção é do mesmo ano. Acho que 1984 é uma das obras mais pessimistas que assisti, até os momentos de felicidade contida do casal protagonista são tristes, outros momentos causam um certo mau - estar, talvez os cenários em tons cinzas e o vocabulário estranho desenvolvido no filme potencializem esse sentimento. As cenas de torturas perto do final capricham na tensão, levando as últimas consequências os preceitos desse tipo de governo.
1984 também não deixa de ser uma visão de um futuro que poderia ter acontecido, mas que de uma maneira ou de outra acabou atencipando certas situações recorrentes nos dias de hoje, como o isolamento do indivíduo e a manipulação, mesmo que velada, da mídia. Apesar de um pouco cansativo, vale a pena ser visto. Nota 08.

0 comentários: