Ben Shockley ( Clint Eastwood ) é um detetive beberrão de Phoenix que é escalado para ir até Las Vegas escoltar Gus Mally ( Sondra Locke ),...

83 - Rota Suicida (The Gauntlet/Clin Eastwood/1977)


Ben Shockley (Clint Eastwood) é um detetive beberrão de Phoenix que é escalado para ir até Las Vegas escoltar Gus Mally (Sondra Locke), uma prostituta testemunha em um caso envolvendo a máfia. No caminho para o aeroporto, Ben e Gus escapam de uma tentativa de atentado. Ben, então, começa a desconfiar do verdadeiro propósito da viagem e de Blakelock (William Prince), seu oficial superior, que o incrimina e coloca a policia para persegui - lo. Agora, Ben tem que chegar em Phoenix de qualquer maneira com Gus, e provar a sua inocência.  
Ainda não havia assistido Rota Suicida, o sexto filme de Clint Eastwood na direção, e me agradou bastante. Clint é um sujeito que parece que nasceu para o cinema. Nessa obra, ele já mostra sua qualidade na direção. Apesar de ser um filme de ação, Clint dá sinais da sensibilidade que seria aflorada posteriormente na criação de relacionamento entre personagens desajustados. Tanto que, o filme tem muitas sequências agitadas, com destaque para a final com o ônibus levando uma saraivada de tiros (acho que nunca vi uma cena dessas, a não ser em Matrix Reloaded), mas os melhores momentos são os que Clint e Sondra Locke estão em cena, seja em conflito no começo do filme ou quando começam a ser interessar um pelo outro. Uma cena forte dos dois protagonistas é a passada no trem, quando Ben está tomando uma surra de uns motoqueiros e Gus se oferece para tirar a atenção dos agressores. Uma cena bem crua, aumentando o nível de tensão.
Em Rota Suicida, Clint Eastwood começa a mostrar que é um cineasta diferenciado, comfirmando seu talento nos dias de hoje. Pena, que aparentemente ele parou de atuar, porque o sujeito tem o dom, aquele olhar de lado já virou lenda. Nota 07.

0 comentários: