Marcelo ou Carrera ou Henrique Constantino ou ...são tantos, mas Wagner  Moura encarna todos eles para contar a história do Frank Abgnale J...

63 - Vips (Idem/Toniko Melo/2011)

Marcelo ou Carrera ou Henrique Constantino ou ...são tantos, mas Wagner  Moura encarna todos eles para contar a história do Frank Abgnale Jr. brasileiro, assim como o citado protagonista de Prenda - me se for Capaz, o rapaz se faz de tudo e todos para seguir no seu sonho imáginario de aviador e ser alguém na vida, como sua mãe diz o tempo todo, até se passar pelo irmão do dono da empresa de aviação Gol no carnaval de Recife.

Não preciso nem falar que o filme é do Wagner Moura, soberbo, dominando todos os cantos da tela e mostrando como se deve atuar. Nem sei se teria o mesmo impacto em mim que teve, se fosse outro ator, Wagner consegue nos transmitir a insanidade e genialidade do personagem com força e veracidade. O Diretor Toniko Melo, da série televisiva Som e Fúria, faz da história do golpe na High Society no carnaval em Recife um filme maior, com cenas marcantes, apostando no passado do personagem principal. Aliás, na minha opinião, o melhor do filme é quando conta o tempo em que ele passou pegando "experiência" com os traficantes paraguaios, destaque para a cena em que canta a canção "Será" do Legião Urbana em um inferninho local. 

Depois, quando já vai para a situação do Carnaval, achei boa, mas poucas cenas em especial, a melhor a que a mãe de Marcelo cai na gargalhada ao ver a entrevista na TV do filho se passando pelo irmão do dono da Gol. Achei que o filme perde até um pouco a força  no final,  já que o personagem vai caindo mais na real. Talvez o peso de carregar o filme sozinho tenha feito efeito, mas sem comprometer. Vips é um filme que merece ser visto e revisto, com Wagner Moura construindo mais um personagem antológico. Nota 08.

0 comentários: