Ronny ( Vince Vaughn ) e Nick ( Kevin James ) são melhores amigos desde a faculdade. Além da amizade, compartilham a sociedade em uma emp...

128 - O Dilema (The Dilemma/Ron Howard/2011)


Ronny (Vince Vaughn) e Nick (Kevin James) são melhores amigos desde a faculdade. Além da amizade, compartilham a sociedade em uma empresa que cria protótipos automobilísticos. Nick é casado com Geneva (Winona Ryder) e Ronny namora Beth (Jennifer Connelly), é apaixonado por ela, mas não se decide se deve pedi – lá em casamento.
Os dois amigos entram em um processo de escolha para criar um protótipo de um veiculo movido a eletricidade da montadora Dodge, o que acaba deixando Nick em polvorosa, já que é o responsável técnico do projeto. Nesse meio tempo, Ronny resolve fazer o pedido a Beth, e planeja faze – lo em um parque que resolve visitar. Durante a visita, Ronny flagra Beth traindo seu melhor amigo com um rapaz (Channing Tatum).
Então, Ronny se vê prezo ao dilema de ter que contar a verdade ao amigo, o que acabaria influenciando diretamente no trabalho ou esperar para conta – lo depois do serviço terminado. Nesses dias que se passam, pela indecisão da situação, Ronny acaba se metendo em diversas enrascadas, que podem até afetar seu relacionamento com Beth.
O Dilema pode não ser uma grande comédia, mas é diferenciada, até pela maneira como o diretor Ron Howard conduz o filme, sem apelar para baixarias e dando um rumo mais adulto ao tema. A escalação de atores como Vince Vaughn e Kevin James, acostumados a fazerem filmes mais besteirois pode soar estranha, mas os dois conseguem dar o tom certo aos seus personagens, e em certo momento fazem Wynona Ryder e Jennifer Connelly, duas consagradas atrizes, ficarem em segundo plano. Aliás, Wynona consegue apresentar uma boa atuação, principalmente quando se revela como a esposa traidora, mas Jennifer está apagadinha, a atriz já foi bem mais aproveitada.
Como é um filme de comédia, O Dilema não tem como fugir dos clichês, porém a obra tem o diferencial de mesclar a situação da traição, com a tensão do trabalho sob pressão, que em certo momento se intensifica com um prazo estipulado pela montadora, que tem como a sua representante a atriz Queen Latifah, que faz uma engraçada participação. Nota 07.

0 comentários: