Bom, 2011 foi um ano bem especial para esse espectador voraz, que na intenção de homenagear uma das coisas que mais o motiva e deixa feli...

Os Melhores Filmes de 2011


Bom, 2011 foi um ano bem especial para esse espectador voraz, que na intenção de homenagear uma das coisas que mais o motiva e deixa feliz, se travestiu de escritor e criou uma louca maratona cinéfila, aonde deveria assistir e resenhar 365 filmes em um ano. Foram inúmeros apreciados, alguns que ficarão guardados para sempre na memória, e agora chegou à hora de listar os preferidos desse ano marcante para esse blogueiro. O critério deveria ser apenas os filmes lançados em circuito comercial no Brasil, assim algumas obras assistidas no final do ano e que facilmente figurariam nessa lista como Histórias Cruzadas, Precisamos falar sobre Kevin e 50% não entraram, porque tem previsão para estréia em 2012, mas também funcionam já como um presságio para os melhores do ano que vem.

Porém, dois filmes que entraram no Top 20 final não foram exibidos em circuito comercial no Brasil e pelo visto também não tem uma data exata para serem lançados ou talvez nem sejam (apesar de terem sidos exibidos em festivais, como o do RJ). As duas maravilhas em questão são verdadeiras obras-primas e  então como uma espécie de bravata quase que solitária e inútil contra os executivos do circuito exibidor dos cinemas brasileiros que colocam essas realizações maravilhosas de lado em detrimento a lotar salas com produções corriqueiras dubladas ou explorando o filão do advento de novas tecnologias, esses filmes foram escolhidos, não pela situação apresentada, mas por se superior à maioria em questão.

Essa vai ser a penúltima postagem desse blog, ainda tem o filme 365 que não será um de 2011 e a última postagem que renderá as considerações finais da maratona e a nova direção que vai ser tomada. Sem mais “blá, blá, blá” vamos aos Melhores Filmes de 2011 segundo o Um Ano em 365 Filmes:

20º - Lixo Extraordinário (Wasteland/Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim)



19º - O Poder e a Lei (The Lincoln Lawyer/Brad Furman)

18º - Gigantes de Aço (Real Steel/Shawn Levy)

17º - Planeta dos Macacos: A Origem (Rise os the Planet of the Apes/Rupert Wyatt)

16º - Singularidades de uma Rapariga Loura (Manoel de Oliveira)

15º - Cópia Fiel (Copie Conforme/Abbas Kiarostami)

14º - Meia-Noite em Paris (Midnight in Paris/Woody Allen)

13º - Namorados Para Sempre (Blue Valentine/Derek Cianfrance)

12º - Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas (Loong Boonmee Raleuk Chat/Apichatpong Weerasethakul)


11º - Biutiful (Alejandro González Iñárritu)

10º - Tudo Pelo Poder (The Ides of March/George Clooney)

9º - Além da Vida (Hereafter/Clint Eastwood)

8º - Habemus Papam (Nanni Moretti)

7º - Cisne Negro (Black Swan/Darren Aronofsky)

6º - Não Me Abandone Jamais (Never Let me go/Mark Romanek)

5º - A Árvore da Vida (The Tree of Life/Terrence Malick)

4º - Incêndios (Incendies/Denis Villeneuve)

3º - A Pele que Habito (La Piel que Habito/Pedro Almodóvar)

2º - O Cavalo de Turim (A Torinói Ló/Béla Tarr)

1º - Melancolia (Melancholia/Lars Von Trier)

Alguns vão concordar, outros discordar, mas não é para isso que serve uma lista? Comentem!

15 comentários:

Diego Santos disse...

Boa lista. Só não concordo com o primeiro lugar, de maneira nenhuma :P

tb não colocaria na lista Tio Boome.

De resto, ficou bem balanceada e justa!

Curti bastante a lista. Na minha lista imaginaria entram quase todos esses ai que você colocou, fora os que ainda não assisti, mas que muito provavelmente entrarão kkkk.

2011 foi um ano incrível para o cinema, com ótimas produções. Que venha 2012 pra trazer ainda mais filmaços. E com certeza trará, basta ver a lista dos que já tem data confirmada de lançamento.

Anônimo disse...

Ótima lista Celo! Mesclou filmes de conotação mais artística com blockbusters muito bem. Melancolia e Biutiful realmente excelentes, senti muito em não colocá-los na lista do blog, mas tive que "sacrificá-los" em nome de outros hehae continue nos visitando em 2012, um bom final de ano abraços meu e da Kuki!

http://thecinefileblog.blogspot.com/

Tem 12 filmes em comum com a minha lista! E mais um que entraria se eu levasse em consideração filmes vistos também em casa.

Parabéns por concluir a proposta do blog de maneira heroica!

Celo, queridão... sua lista tá fodástica, heim!? Estou muito triste por ainda não ter assistido Biutiful e cópia fiel! Pelo jeito, só verei em 2012, né!?

Ó, desde já te desejo um ano novo maaaaravilhoso pra vc e sua família!
bjão JoicySorciere - Blog Umas e outras...

Tiago Britto disse...

Não concordei com algumas coisas, mas é vida! A lista não deixa de ser boa!

ABS!

Elton Telles disse...

Wow, excelente repescagem, Celo! 5 filmes do seu top 20 estão presentes no meu ranking. Mas não vi alguns, como "Habemus Papam" e "O Cavalo de Turim" até porque foram adiados para 2012, mas não desconfio do potencial de Moretti e Béla Tarr. Devem ser filmes exemplares. Tenho aqui já, verei assim que estrear nos cines para resenhar no blog.

abraço!

Bem boa a lista, mas faltou a inclusão de "O Palhaço" (sei que vc não gosta muito, mas...) e "Inverno da Alma". Gostei da presença de "Além da Vida", na minha opinião o filme mais subestimado do ano!

Grande abraço e no aguardo do filme 365! Até!

Gostei da sua lista, mas Hereafter, e Biutiful sao filmes que nao me tocaram.....sim, me fizeram dormir ate dizer chega!

Amei o livro NEVER LET ME GO, e por ter sido uma adaptacao tao ruim, que mesmo achando o filme lindo, nao consigo me envolver, mas a Keira Kneighley tbem nao ajuda....a menina eh uma atriz muito fraquinha, e matou a personagem...LOL

REAL STEEL nao vi, entao nao posso nem discordar...LOL

Mas vc realmente surpreente com a escolha de Melacholia como o melhor do ano....assino em baixo...o filme eh muito bom, e THE TURIN HORSE eh outra obra de arte! AMEI!

Rato disse...

Como vem sendo habitual vi muito pouco cinema actual em 2011. Desta lista apenas 5: "Rise of the Planet of the Apes", "Biutiful", "Hereafter", "Black Swan" e "The Tree of Life". De todos destaco naturalmente o filme do Eastwood, de quem sou grande fan.
Tenho curiosidade em ver mais alguns desta lista, mas há outros que sei que nunca verei, casos de "Blue Valentine" ou "Real Steel".
Um bom ano de 2012!
O Rato Cinéfilo

Gabriel Neves disse...

Uma boa lista, mas acho que a sua foi uma das poucas que vi que não deixou Cisne Negro em primeiro lugar, hehe. Melancolia é mesmo um filmaço e concordo com muitas das suas posições (e muito bom relembrar do ótimo Não Me Abandone Jamais). Do seu top 10 ainda tenho que ver Incêndios, Habemus Papam e O Cavalo de Turim, e tenho altoas expectativas para todos.
Abraços!

Maxwell Soares disse...

Haja fôlego, irmão. Parabéns por todos estes filmes em 365 dias. A lista está ótima. Para o ano eu faço a minha (risos). Feliz Ano Novo e a você a todos os seus. Até...

Bela lista Celo. Ainda não vi O cavalo de Turim e Habemmus papam, mas a lista é equilibrada e apresenta grandes filmes. Só não concordo mesmo com as inclusões de A árvore da vida e Biutiful.
Abs e feliz ano novo!

Muitos dos filmes de sua lista também estão na minha, outros ainda preciso assistir.

Quanto ao blog também tinha ficado na dúvida sobre o que você faria quando chegasse ao filme 365º. Tomara que crie outro tão bom quanto.

Desde já um feliz ano novo!

J. BRUNO disse...

Ainda tem alguns filmes da sua lista que eu preciso assistir, eu pensei em elaborar uma do tipo só que acho que não vou conseguir por um simples motivo: assisti pouquíssimos filmes lançados em 2011, tentarei reverter isso agora em janeiro durante as férias...

Passei também para lhe deseja um ótimo 2012 cheio de realizações e sonhos realizados, ter me tornado seu amigo durante este ano foi uma das melhores coisas que aconteceu... Forte abraço e continue contando comigo em 2012!!!

AINDA FALTA 1!!! CORRA, CELO, CORRA!