O diretor e roteirista Andrew Niccol já provou ter talento para conceber boas historias, principalmente quando escreve, é dele os textos...

307 - O Preço do Amanhã (In Time/Andrew Niccol/2011)


O diretor e roteirista Andrew Niccol já provou ter talento para conceber boas historias, principalmente quando escreve, é dele os textos de Gattaca, Senhor das Armas e O Show de Trumam, mas nesse O Preço do Amanhã ele parece derrapar em suas propostas. Não que o filme seja totalmente ruim, que até pode ser visto por óticas diferentes, como ficção é bem parco, mas como ação consegue até sustentar a atenção do expectador, apresentando algumas boas seqüências. Na verdade, acho que o filme esta mais para ação mesmo, apesar de ter a premissa do tempo como moeda corrente ser bem interessante.

Acho que uma das grandes falhas da proposta de ficção cientifica é ficar martelando na historia do tempo, não há subtramas bem desenvolvidas, falta emoção naquela correria toda. Com muitas cenas em que vemos os personagens tendo que se virar para conseguir o tempo necessário para não morrer e deixando de lado as nuances que poderiam ser exploradas. Em certo momento, a realização se torna repetitiva e parece que o próprio diretor percebendo que seu trabalho não estava saindo como queria imbui na trama um ar mais descontraído do meio para o final, com aquela historinha de Robin Hood, roubando tempo dos ricos para dar aos pobres.

A historia envolve um futuro aonde o dinheiro é o tempo, as pessoas envelhecem até 25 anos e depois um relógio interno, colocado nos humanos ainda bebês começa a funcionar e assim tem que se virar para conseguir tempo para viver, seja trabalhando ou roubando. Os ricos têm muito tempo, o que os torna praticamente imortais e os pobres? Bom, são pobres, nê? E pobre sempre se dá mal. O Preço do Amanhã é um filme que passa sem muitos problemas, os protagonistas formados por Justin Timberlake e Amanda Seyfried são carismáticos e demonstram boa química em cena, mas como ficou, vale apenas como uma diversão despretensiosa, com pouca profundidade. 
 
 

12 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Creio mesmo que o filme seja bom nas explosões, efeitos especiais e correria, ou seja, um ótimo passatempo hollywoodiano para fim de domingo. Uma pena. Acho as propostas do Andrew Niccol boas. Gattaca e O Show De Trumam deram ótimos resultados. Acho que Gattaca é seu melhor trabalho como diretor empate com "O Senhor Das Armas" que é também um dos melhores filmes de Nicolas Cage dos últimos tempos. Cage que oscila nas escolhas dos projetos e outras vezes faz filmes como: "O Sacrifício", enfim...
As críticas não se dividem muito nesta fita, todos falam da derrapada de Niccol em um filme artificial que tinha mais potencial. É mais ação que sci-fic pelo visto!

Vou conferir ainda... só não sei se mais no cinema.

Abs.

Kamila disse...

Ainda não assisti a este filme, mas tenho um grande problema com ele, desde já: o trailer que conta TUDO da trama... poderia ter deixado algo pra quando a gente assistisse ao filme, né??? rsrsrs

Amanda Aouad disse...

Pois é, muita ação pouca história, que aliás é resumida no início do filme. Acho o argumento ótimo, mas o filme acaba sendo puro entretenimento mesmo. Bem feito, mas sem força.

Ainda bem que não sou de ver trailers, odeio. Enfim, esse filme me parece isso que teu texto direto mostra. E nem tenho pressa pra conferir, sinceramente. Apesar do talento demonstrado por Timberlake, ultimamente, esse filme deve ser bem fraquinho - e, cruzes, ainda tem a presença da insossa Amanda Seyfried, eca! abraço

Gosto da Amanda Seyfred desde Mamma Mia - O filme e o Justin Timberlake estava muito engraçado em Professora sem classe. Tenho que ver esse filme.

Unknown disse...

Rodrigo, talvez em DVD fique até pior..hehhe...Niccol derrapou nesse mesmo, pena...;

Kamila, mas isso tem acontecido com muitos filmes, o trailer de A FERA tb comete isso, sera q é moda?;

Amanda, é vdd, o argumento é bom, mas ficou só no argumento mesmo, falta desenvolvimento.

Unknown disse...

Cris, hahahha...vc tem q ter mais paciencia com a menina;

Gilberto, vale uma olhada com muita pipoca e refri..heheh;

Abs a Tds!

É como vc disse.Despretensioso! Mas funciona nesse esquema...
Abs

Unknown disse...

Reinaldo, sabe q até funciona mesmo, despretensioso mesmo...

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

Eu fiquei decepcionado em ver um roteiro tão incrível e fertil de exploração ser utilizado sem grandes meritos. Tinha tudo para se tornar um filmaço.