Apesar de ter assistido apenas quatro obras de Dario Argento , percebi que uma coisa é fato, o cinema do “melhor diretor de Giallos” é um ta...

261 - Tenebre (Tenebrae/Dario Argento/1982)

Apesar de ter assistido apenas quatro obras de Dario Argento, percebi que uma coisa é fato, o cinema do “melhor diretor de Giallos” é um tanto fetichista, com as mãos dos assassinos cobertas por luvas ou os pés calçados com belos escarpins vermelhos, como nesse Tenebre de 1982, ou ainda a violência que surge sempre de forma esmeradamente estilizada e que parece causar prazer tanto ao seu criador quanto ao expectador, que fica abismado com o detalhismo que Argento usa para conceber suas mortes.

Nos Giallos de Argento, as atuações são meras composições para que o mais importante aconteça: os assassinatos, sejam eles a navalhadas, a machadadas, empalados por lanças ou por estrangulamento. Argento cria toda uma atmosfera, com uma trilha sonora incisiva e sua câmera subjetiva, para que o intento soe como arte e faça o expectador delirar com todas aquelas situações macabras que pipocam na tela. Desde um cão perseguindo uma menina indefesa até o epílogo sensacional, passando por uma seqüência em que a câmera explora um prédio em seus mínimos detalhes antes de nos brindar com o assassinato de duas moças. 

A trama de Tenebre também funciona como um subterfúgio para todo o espetáculo sangrento proposto por Dario Argento: um escritor de livros de suspense começa a ser perseguido por um fã-assassino que parece matar em seu nome. Argento não chega a ser tão gore quanto outros diretores de Giallos, como Lucio Fulci que parece ter subvertido o gênero, mas certamente apresenta uma obra que é referencial para o cinema de terror. Prelúdio para Matar ainda é meu preferido desse diretor, mas Tenebre certamente vem logo abaixo, isso por enquanto, porque sei que a sua filmografia guarda pequenas obras-primas.

Ranking Pessoal Dario Argento:

1º - Prelúdio Para Matar (Profondo Rosso/1975)
2º - Tenebre (Tenebrae/1982)
3º - Jogador Misterioso (Il Cartaio/2004)
4º - Giallo – Reféns do Medo (Giallo/2009)

4 comentários:

Já viu "Suspiria"? É uma obra referencial de Argento, talvez o seu melhor filme.

victor r disse...

Falaste minha língua, mais uma vez, Celo! Obra-prima este Tenebre... e sei n... acho que fica na mesma linha com Prelúdio para Matar, brigando pelo primeiro lugar. O cara é louco.

O Jogador Misterioso tenho que ver ainda, pois tenho que concluir a filmografia do cara... já assisti quase todos, só faltam alguns poucos. Giallo - Reféns do Medo é um filmaço subestimado - até mesmo pelo próprio Argento.

E assista Fulci tb! Vc vai gostar pra caramba, talvez. O Segredo do Bosque dos Sonhos é, na minha humilde opinião, o melhor giallo já feito e o melhor filme do diretor. O Esquatejador de Nova York é outro giallo inesquecível, como quase todos os filmes de Fulci.

E reforçando a recomendação do Fábio: assista Suspíria! Ao meu ver não é o melhor filme dele, mas é um dos melhores sem dúvidas.

Abs!

Victor Ramos
http://www.terradocult.blogspot.com/
http://pudimdecinema.wordpress.com/

Teu blog tá bombando, Celo! E eu aqui sem tempo de ver filmes ou mesmo de escrever para o blog. :/ E deu vontade de ver Argento agora que li o teu texto. Faz tempo que não vejo um..

Unknown disse...

Fabio, SUSPIRIA será um dos proximos;

Victor, teu blog novo me inspirou a ver um Giallo, um dos proximos será O ESQUARTEJADOR, q parece ser bem bom;

Ailton, Argento concebe obras boas de assistir mesmo, volta logo a escrever pq tá fazendo falta!

Abs a Tds!