Um expectador mais atento sabe quando está de frente com uma obra diferenciada, que é o caso de O Refúgio , produção francesa comandada pelo...

239 - O Refúgio (Le Refuge/François Ozon/2009)

Um expectador mais atento sabe quando está de frente com uma obra diferenciada, que é o caso de O Refúgio, produção francesa comandada pelo talentoso e eclético diretor François Ozon. Um filme afetuoso e sensível, que retrata um dos momentos mais delicados na vida de uma mulher: a gravidez, mesmo a não programada e fruto de uma relação problemática e doentia, como é o caso dessa mostrada aqui.

Mousse (Isabelle Carré) é uma bela jovem, que vivia um romance baseado em drogas pesadas e inevitavelmente seu parceiro tem uma overdose, deixando-a sozinha e grávida. Sem apoio de ambas as famílias, ela resolve se enclausurar em uma bela casa de praia, considerada pela própria como seu refúgio. O irmão gay (Louis-Ronan Choisy) do falecido amante aparece por lá e os dois acabam desenvolvendo um terno relacionamento, baseado em sinceridade e amizade, com belos momentos, como um em que o rapaz toca a lindíssima  canção Le Refuge ao piano.

O Refúgio é uma obra que apesar de lenta, envolve o expectador na áurea de beleza que procura entoar, principalmente ao vermos Mousse renascer aos poucos, o bebê que está sendo gerado faz com que a moça fique mais bela, mas sua mente prostrada acaba não entendendo isso, como a vida pode surgir de uma alma devastada pelas drogas e que não sabe mais amar? Definitivamente, um filme tocante, que trata sobre os sentimentos humanos e como muitas vezes ficamos a mercê deles ou não sabemos lidar.

8 comentários:

beto disse...

Assisti este filme este ano. Achei tão lindo, Uma surpresa até. Depois de uma revisada, melhor ainda, porque as pessoas estão mais perdidas do que aparentão, seja aqui, seja na França.

Kamila disse...

Amo Ozon, adoro mesmo! Ainda não conferi esse filme.

Unknown disse...

Beto, sem dúvida, a desordem do ser humano é tão aparente, q fica até estranho ser negada, mas tem muita gente por ai q se acha a tal;

Kamila, se ama Ozon, veja esse rapido! Filmão!

Abs a tds!

Essa é uma das razões por que eu prefiro o Ozon mais sério do que suas comédias. Se bem que GOTAS D'ÁGUA EM PEDRAS ESCALDANTES está entre os meus favoritaços. hehe.

Unknown disse...

Ailton, essa dica já tá anotada! Se vc diz q é bom, já to procurando!

Vc vai ficar babando com a Ludivine Sagnier. hehe

Esse já baixei, bom saber que tem uma boa dimensão dramática, vou ver! abraço!

Unknown disse...

Cris, veja sim, acho q esse deve te agradar, tem um enfoque dramatico bem interessante.