Com as salas infestadas (só falta alguém te pegar pelo braço na rua e colocar dentro de um cinema) com o novo exemplar da Saga Crepúsculo...

322 - A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 (The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 1/Bill Condon/2011)


Com as salas infestadas (só falta alguém te pegar pelo braço na rua e colocar dentro de um cinema) com o novo exemplar da Saga Crepúsculo, intitulado Amanhecer Parte 1, fica quase impossível não assisti-lo, e para falar a verdade, mesmo sem a pressão, tinha a intenção de assistir o filme, porque essa primeira parte do desfecho da “saga” mais insensata do cinema tem a direção de Bill Condon, um diretor que apesar de poucos trabalhos, tenho admiração por obras suas como o maravilhoso Deuses e Monstros e o bom Kinsey, Vamos Falar de Sexo?

A Saga Crepúsculo carrega um estigma ruim, isso é verdade, para a mesma quantidade de fãs e admiradores, existe um numero equivalente de detratores e zombeteiros. Harry Potter passou pelo mesmo problema no seu inicio de carreira cinematográfica, o primeiro filme foi acusado de ser infantil e lento demais, com atuações terríveis da trinca de protagonistas e outras reclamações, mas durante sua existência no telão, a serie HP mostrou desenvolvimento, ora nos roteiros ora nas atuações, houve uma evolução a olhos vistos, o que acabou calando a boca de um bocado de críticos. Bom, já de Crepúsculo não podemos dizer o mesmo e esse talvez seja o maior problema da franquia, não há um desenvolvimento real dos personagens, parece que você esta sempre no mesmo filme, na verdade, com o passar do tempo, é bem provável que um filme se confunda com o outro.

Essa falta de identidade para as produções, aliada a atuações que pouco convencem e a intenção de se levar muito a serio, fazem com que a Saga Crepúsculo caia no desdém para um bocado do público, existe pouca identificação para um expectador mais adulto e no final, fica tudo parecendo um tanto juvenil, o que acaba não sendo estranho, porque um bocado dos amantes da saga vem dessa faixa. Agora, analisando separadamente como realização cinematográfica, Amanhecer Parte 1 é ruim, mas não é péssimo, talvez seja o “melhor” dos realizados, mas carece de agilidade e fluência, porque em boa parte ele soa repetitivo, com varias cenas de juras de amor ao vento e outras tantas sobre a gravidez de Bella, a pouca historia e o filme se resume a isso, o casamento (com cenas bonitas por sinal), a parca lua de mel, com cenas de sexo pífias e a gravidez que culmina em uma interessante seqüência do nascimento do improvável rebento concebido entre a moça e o vampiro Edward.

Como sucesso comercial, Amanhecer Parte 1 parece que vem se saindo bem, mas o tempo vai dizer se foi acertada ou não para a narrativa a divisão do desfecho em duas partes, ficou a impressão que se tudo tivesse se resolvido em um filme, poderia ter sido cometido uma obra que poderia ser chamada de boa, mas como ficou, Amanhecer Parte 1 parece uma tremenda enrolação para faturar em cima do expectador.


13 comentários:

Celo, virou uma loucura, essa febre por Crepúsculo...

Essa saga é "assistível", apesar de ter achado um dos dois anteriores à esse "Amanhecer", não me pergunte qual, um saco(acho que lua nova).

Adoro vampiros e posso estar dando uma de "radical" com meu comentário, mas gosto de vampiro "troo"... gosto de vampiros sensuais, que gostam de sangue e, pelamoooorrrdedeus, QUE TENHAM PRESAS! Sou uma FANGBANGER assumida!! Para mim, essa saga Crepúsculo jamais será sobre vampiros. No máximo um romance teen, com seres sobrenaturais! De qualquer forma, qualquer hora dessas, depois que sair nas locadoras, eu animo de assisti-lo com a sobrinha. É sempre assim... ela vem passar as férias e me pede pra locar os filmes que gosta... bjão

Rodrigo Mendes disse...

Sem paciência para os vampiros de hoje em dia graças ao Crepúsculo!
Nem adianta eu dizer que não gosto da saga, que acho patético, irregular e bobo, rs! Mas muitas pessoas gostam e as filas provam isso...

Abs.

A saga Crepúsculo causou vergonha nos filmes de vampiros e nos de lobisomem também, mas como você mesmo disse, é quase impossível não ver.

Natalia Xavier disse...

Não tem desenvolvimento, porque no livro TAMBEM nao tem, hahahaha Da mesma forma que Harry Potter evolui nos filmes, acompanhando a evolucão dos proprios livros.

E essa foto de A Lagoa Azul? Meu Deus! o.O

Ainda não vi o filme, mas pretendo... Só preciso ir com paciencia, porque haja gritaria no ouvido né?

Abs!!!

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.......... torturante.

Wagner Woelke disse...

E estava em mais de 1000 salas! Viva o cinemão americano!
rsrs

Wagner Woelke

J. BRUNO disse...

Este é um daqueles filmes, que a não ser que eu caia em alguma armadilha do destino, eu não pretendo assistir... Respeito quem goste, mas não espero encontrar nele nada daquilo que normalmente busco em um filme... Não que eu não goste de um filme pipoca, mas com tantas opções definitivamente esta não seria a minha escolha... Parabéns pela coragem de assistir Celo! Forte abraço amigo!

Unknown disse...

Joicy, ta bem fora da mitologia dos vampiros mesmo, por isso talvez irrite muita gente;

Rodrigo, até tento ter paciencia, mas a cada novo exemplar cai mais no ridiculo, mas realmente tem muitos fãs (?);

Gilberto, é um bombardeio de todos os lados...hehehe.

Unknown disse...

Natalia, realmente nem da para comparar uma franquia que tem toda cara de aproveitadora com HP que mostrou ter bastante qualidade, boa sorte na hora de assistir...hehehe;

Victor, x2....hehehe;

Wagner, so 1000?...huahuahua;

Unknown disse...

Bruno, eu sou um heroi mesmo, mas vale a pena assistir uma produção dessa, acaba desenvolvendo um senso critico maior..hehehe.

Abs a Tds!

Amanda Aouad disse...

Melhor da saga não diria, achei Lua Nova interessante. Cheiro de enrolação para a divisão em duas partes, com certeza, hehe. O filme fica em uma repetição infinita, que cansa. Só engrena mesmo a partir do parto. Mas, concordo que não é dos piores.

Unknown disse...

Amanda, é q os filmes da Saga Crepusculo se apagam tão rapido da minha mente q sempre acho o ultimo o melhor...heuheuhe... mas q é uma puta enrolação, isso é, vamos ver essa segunda parte. Abs!

Anônimo disse...

Encrivel asaga crepusculo