Um dos representantes de melhor qualidade dos filmes de terror com temática rural realizados nos anos 70 nos EUA, que teve como o maior expo...

232 - Quadrilha de Sádicos (The Hills Have Eyes/Wes Craven/1977)

Um dos representantes de melhor qualidade dos filmes de terror com temática rural realizados nos anos 70 nos EUA, que teve como o maior expoente em O Massacre da Serra Elétrica de Tobe Hoper em 1974. Quadrilha de Sádicos se mostra como uma obra visceral e pulsante ainda nos dias de hoje. Em sua segunda realização, o diretor Wes Craven, talvez tenha concebido sua melhor obra, mesmo depois tendo realizado o cultuado A Hora do Pesadelo, que com certeza é mais representativo para sua carreira.

Craven foi genial em colocar um dos melhores prazeres da família media americana, que é cruzar o país em seus moto-homes, em uma situação extremamente aterrorizante: o veiculo quebrado no meio de um deserto inóspito, aonde são espreitados por uma quadrilha de sádicos, como o próprio titulo nacional sugere, frutos, provavelmente, de mutações sofridas por constantes testes nucleares realizados nos arredores. O diretor usa uma câmera quase documental, com uma fotografia pigmentada que exalta em muito a sensação doentia que a trama passa: pessoas normais e até um bebê em meio a loucos que tem como intenção devora-las.

Claro que Quadrilha de Sádicos, pode soar mais light para públicos acostumados ao porn-torture atual. O terror demora um pouco a acontecer, criando um clima angustiante, e quando explode, é de maneira violenta e crua, focando muitas vezes o rosto dos atores bem de perto, para captar bem seus sofrimentos. Ainda ganhou um remake interessante em 2006, intitulado Viagem Maldita, mas que apesar das boas qualidades, não ficará marcado na historia do cinema como esse.

12 comentários:

Hugo disse...

Wes Craven seguiu a linha do clássico "O Massacre da Serra Elétrica" para criar este terror cru e assustador.

A versão de 2006 de Alexandre Aja também é interessante, apesar de se mais violenta.

Abraço

Anônimo disse...

Bah esse é ótimo, boa recordação Celo! E o texto muito bom também. Eu achei uma bela duma porcaria o remake que fizeram a uns 4 ou 5 anos atrás senão me engano. Apareçe lá no meu blog comentar qualquer hora, tem texto novo.

http://thecinefileblog.blogspot.com/2011/09/super-8-critica_3297.html

abração!

Unknown disse...

Hugo, é um filme que segue a linha de Massacre da Serra Eletrica mesmo, mas tem suas nuances interessantes e q os diferencia em alguns pontos;

Laercio, tb gostei desse filme, achei o remake interessante, dentre tantos ruins q tem sido feito.

Abs a tds!

ANTONIO NAHUD disse...

Esse filme é realmente assustador...

O Falcão Maltês

Unknown disse...

Antonio, é um filme q assusta mesmo, fica marcado na memoria certas cenas. Abs

Comentário sem nenhuma relação com o filme, que aliás eu gosto muito: Parece que alguma foto que vc postou enlargou demais o seu template. Aí temos que passar por uma barrinha pra ler a linha completa.

Unknown disse...

Ailton, vlw pela observação, acho q agora ficou direito, pq aqui no meu PC não aparecia nd.

Acho que é porque vc deve usar monitor widescreen. Eu uso o quadrado. Mas agora melhorou bastante.

Anônimo disse...

Quadrilha de Sádico é um dos filmes que estão na minha lista de pendentes. Sou amante do gênero, mas infelizmente n assisti esta obra do Craven. Assisti o remake, e é bem apresentável.


Abs!

Victor Ramos

Unknown disse...

Ailton, acho q é por isso mesmo, mas ainda ta aparecendo uma barrinha para vc rolar?

Victor, não deixe de ver esse! Muito bom, tem diferenças interessantes com o remake;

Abs!

Rodrigo Mendes disse...

Celo,
não gosto deste filme do Wes, prefiro a fantasia sugerida por ele no primeiro Freddy ou mesmo no funny 'Scream'. "Quadrilha", como apontou o Hugo é mesmo cru. Ainda fui ver no cinema o remake. Tbm não gostei.
Abraço.

Unknown disse...

Rodrigo, não sou fã nem de Freddy Krueger e nem de Panico, talvez por isso tenha achado Quadrilha de Sadicos o melhor Wes Craven. O filme realmente dá medo.