Cópia Fiel é um bonito filme que acompanha um passeio na tarde da cidade de Toscana, na Itália, de Elle ( Juliette Binoche ), uma curadora...

117 - Cópia Fiel (Copie Conforme/Abbas Kiarostami/2010)


Cópia Fiel é um bonito filme que acompanha um passeio na tarde da cidade de Toscana, na Itália, de Elle (Juliette Binoche), uma curadora de arte e James Miller (William Shimell), um escritor que realizou um livro sobre peças de arte e a importancia de suas cópias originais.
A obra do diretor iraniano Abbas Kiarostami tem um ritmo lento, que pode incomodar, mas que nos envolve  em uma aura de romance, talvez pelas paisagens da belissima Toscana e pela tocante atuação de Juliette Binoche. Em alguns momentos privilegia as expressões faciais da dupla de protagonistas, com closes bem perto dos seus rostos e usando a camêra para fazer um interessante jogo entre os personagens e o expectador. Alguns closes são longos e parecem até obras de arte, talvez a intenção fosse essa mesmo, nos fazer apreciar as cenas como se fossem quadros.
A história me lembrou bastante Antes do Pôr do Sol de Richard Linklater, com aquela situação do casal que só tem uma tarde para passarem juntos, mas Cópia Fiel tem sua originalidade, principalmente quando eles começam a fingir que são casados, fazendo o filme ganhar bastante força. A cena do restaurante é a minha preferida, aonde eles emulam uma discussão de um casal casado a 15 anos e no dia do aniversário de casamento o marido esquece da data, mostrando como o tempo, trabalho e filhos podem desgastar um relacionamento. Nota 08.

3 comentários:

É um filme muito diferente, me chama atenção de alguma forma.

Rodrigo disse...

Interessante sua visão de que eles começaram um joguinho. Não concordo, mas é válida. E obrigado por ter me corrigido no blog, se fosse não tivesse falado o mico teria sido bem maior. E eu amei o filme. Segundo melhor do ano. Abraços.

Unknown disse...

cleber - um filme diferente e interessante mesmo

Rodrigo - escrevi que fazem um jogo pq em muitas cenas apenas os atores veem o que está acontecendo, nos deixando cheio de curiosidade, como um jogo de adivinhação do que aconteceu ou vai acontecer. Tb gostei do filme, mas no começo a ritmo me incomodou um pouco. Obrigado pela visita.