Neds é um filme que conta o dia a dia do jovem John McGills ( Connor McCarron ) na Escócia dos anos 70. Filho de pais proletários, John é ...

107 - Neds (Peter Mulan/2010)


Neds é um filme que conta o dia a dia do jovem John McGills (Connor McCarron) na Escócia dos anos 70. Filho de pais proletários, John é uma criança inteligente e determinada, mas na adolescência, entendendo como a sua sociedade funciona, acaba se juntando a uma gangue de rua, que tem como intuito arrumar brigas com outras gangues, roubar e usar drogas.
O tema dessa obra me agrada, apesar de uma tanto batido, mas como tinha a direção e roteiro do britânico Peter Mulan, que atuou em obras que gosto como Trainspotting e Coração Valente e dirigiu também o excelente Em Nome de Deus de 2002, o filme acabou me interessando e não me arrependi. Mullan cria uma obra bastante violenta, consideravelmente inspirado em Laranja Mecânica, em que os jovens são mero reflexo da sociedade que os criou.
O protagonista age de uma maneira tão insana que o sentimento que podemos ter para com ele é de pena, mesmo desferindo tantas selvagerias, afinal ele é a vítima, não o algoz. Mulan acerta ao colocar um elenco totalmente desconhecido, um ator conhecido como protagonista talvez fizesse com que se criasse uma simpatia por ele e não é o que o diretor quer. A violência é retratada de maneira bem crua, com intenção de chocar ou alertar. 
Não acho que Neds vai se tornar um objeto de estudo, mas com certeza é um registro de como as coisas podem desandar quando não se dá a atenção e educação devida as crianças e jovens. Um filme que merece ser visto e que recebeu diversas premiações mundo afora. Nota 07.

0 comentários: