Bom, um amigo viciado em cinema como eu havia me indicado esse filme a algum tempo, mas por ser protagonizado por Kristen Stewart , a Bella ...

50 - O Silêncio de Melinda (Speak/Jessica Sharzer/2004)

Bom, um amigo viciado em cinema como eu havia me indicado esse filme a algum tempo, mas por ser protagonizado por Kristen Stewart, a Bella Swan de Crepúsculo (a franquia mais tosca da história); fiquei duvidoso em relação a qualidade do longa, já que esse meu amigo tem um gosto meio duvidoso, tendo me indicado também A Metade Negra (postado no blog em Janeiro) que detestei. Nada como ter uma Bella surpresa, com perdão do trocadilho hehehe..., mas O Silêncio de Melinda é um excelente filme, bem acima das produções americanas com temas adolescentes. A história da menina que é descriminada, mal tratada e execrada pelos seus colegas de escola por ter chamado a polícia durante uma dessas festas de jovens americanos, sempre retrada em muitos filmes, é contada de maneira sensível e com grande atuação de Kristen Stewart no papel de Melinda. Além de sofrer o pão que o Diabo amassou na escola, Melinda ainda guarda um terrível segredo, que a levou a ligar para a polícia na tal festa. Certamente, esse foi o filme que credenciou Kristen para o papel de Bella naquela tosqueira dos Vampiros Purpurinados, mas parece que a menina tem tentado se desvencilhar desse papel, tanto que faz uma roqueira bebum e drogada no bom The Runaways, tomara que consiga e não fique estigmatizada como a menina dos vampiros. Em O Silêncio de Melinda, ela já demonstra afinidade com personagens depressivos, mas de uma maneira diferente, como se a alegria tivesse sido arrancada dela na festa e não tivesse mais como voltar. Nessa jornada de sofrimento, ela fica amiga de David Petrakis (Michael Angarano surpreendentemente bem, nem parece o ator de  O Reino Proibido de 2008, outra porcaria) e o professor de Artes (Steve Zahn, mandado bem também) que a ajudam a voltar a viver, além de conviver com seus Pais que parecem não a entender muito bem (situação corriqueira na adolescência, hein?). Tudo bem que o filme usa de alguns clichês, como ela se dedicar as artes  para exorcizar seus demônios (já visto em muitos filmes do tipo), mas clichês quando bem usados engrandecem a obra. Um filme que merece ser visto, indicarei para muitas pessoas, valeu pela dica Renato, dessa vez  você acertou. Nota 08.

1 comentários:

Carol Machado disse...

Celo, onde consigo esse filme, vi em uma indicação de um site pra trabalhar a temática do Bullying na Escola, mas não encontro em lugar nenhum...Bjo!