Histórias sobre racismo e superação sempre me interessam, ainda mais quando são contadas de forma honesta. "O Grande Desafio" com ...

20 - O Grande Desafio (The Great Debaters/Denzel Washington/2007)

Histórias sobre racismo e superação sempre me interessam, ainda mais quando são contadas de forma honesta. "O Grande Desafio" com direção e atuação de Denzel Washington nos mostra a história verídica de um grupo de jovens  de uma faculdade só para negros lideradas pelo professor vivido por Denzel que criam um grupo de debates em 1937 para competir contra outras universidades. Até hoje no EUA ainda é uma pratica comum desde o colegial essas disputas, talvez por isso eles sejam tão bons em discussões de qualquer natureza. O filme tem grandes atuações de todo o elenco, com destaque para Washington, é claro, e Forest Whitaker. O mais novo da equipe, na verdade, é filho de Forest e mostra dom para a o ofício. As cenas dos debates são muito bem filmadas e emocionantes, daquelas de ficar grudado na tela para não perder nem um detalhe, verdadeiros combates. A cena do linchamento de um negro no Texas é marcante e angustiante, mostrando como viviam em total segregação naquela epóca. Esperava que o filme se aprofunda -se um pouco mais na situação do personagem de Denzel, que na epóca era acusado de ser comunista, mas o próprio preferiu se focar na história dos estudantes; culminando no grande debate contra a universidade de Harvard. Recomendo. Nota 08.

2 comentários:

B-Cine disse...

Oi amigo Marcelo. E o desafio aos 365 filmes continua. E por falar em desafio, esse filme nunca ouvi falar. Mas a temática achei bem interessante.Desconheço o trabalho do Denzel na direção.

Unknown disse...

Olha..um filme bom de ser visto, de fácil narrativa e que não sei por que ganhou o ostracismo no Brasil, apesar dos elogios da crítica. Recomendo.