O que falar de um filme perfeito? Bom, Ettore Scola nos brinda com essa obra - prima, obrigatória para os amantes da sétima arte. Nino Manfr...

19 - Feios, Sujos e Malvados (Brutti Sporchi e Cattivi/Ettore Scola/1976)

O que falar de um filme perfeito? Bom, Ettore Scola nos brinda com essa obra - prima, obrigatória para os amantes da sétima arte. Nino Manfredi, em atuação soberba, vive Giacinto um homem cheio de vícios que mora com a esposa e os 10 filhos em uma favela de Roma; além dos filhos, ele ainda tem que conviver com os agregados deles. Giacinto guarda a sete chaves o dinheiro que recebeu do seguro por ter perdido um olho no trabalho e a familía, um bando de desajustados diga - se de passagem, faz de tudo para roubá - lo e a situação piora ao extremo quando ele leva a amante para morar na sua casa. O filme é repleto de cenas engraçadas e marcantes, como quando Giacinto assedia uma das noras no banheiro ou quando ele conhece a amante, uma prostituta bem robusta ou no almoço do batizado de seu neto quando tentam matá - lo com veneno para rato na comida. Personagens inesquecíveis também, como as irmãs gêmeas agiotas ou o vendedor de quincalharias que tem de tudo no caminhão. Destaque para a caracterização da favela, que poderia até ser uma favela do Rio de Janeiro, que funciona como um personagem na história e a maquiagem perfeita deixando os atores realmente feios e sujos. Li que esse filme dialoga diretamente com "Accattone, Desajuste Social"  de Pier Paolo Pasolini que ainda não vi, mas quero ver para poder inclui -lo no blog. Esse não tem outra qualificação que não seja Nota 10.

4 comentários:

B-Cine disse...

Nota 10 com certeza meu caro Marcelo. Esse eu tenho em VHS, mas em breve terei em DVD ou quem sabe até em blue ray mesmo.
Não sabia dessa associação com o filme do Pasolini que ainda não assisti. Do Pasolini assisti apenas Saló que eu recomendo muito.
Tenho uma queda pelo cinema italiano em geral, principalmente aqueles realizados antes dos anos 80. Depis disso, acho que somente Cinema Paradiso me pegou em cheio.

Unknown disse...

Obra Prima!! Estou muito afim de ver esse do Pasolini, outro que quero ver do Scolla é "Um dia muito especial", já assistiu?

B-Cine disse...

Saló eu considero uma obra prima reverenciada pelos amantes da setima arte.
Um dia muito especial eu sou louco pra asstsir. Uma vez vi uma caixa com feios, sujos...e esse vendendo juntos. Me arrependi de não ter comprado.

Unknown disse...

Essa cx é a que eu comprei...hehe..se quiser te empresto