Assisti esse filme no final de 2010, mas volta e meia me pegava pensando nele e resolvi assisti - lo novamente para poder incluí - lo na mar...

16 - O Cisne Negro (Black Swan/Darren Aronofsky/2010)

Assisti esse filme no final de 2010, mas volta e meia me pegava pensando nele e resolvi assisti - lo novamente para poder incluí - lo na maratona desse blog. Aranofsky é um Diretor que me agrada muito, sou fã declarado da sua filmografia e nessa nova realização ele não decepciona; na verdade se supera. Na minha modesta opinião, "O Cisne Negro" é o seu melhor filme e Natalie Portman tem a sua melhor atuação, digna de reconhecimento. O filme conta a história da bailarina vivida por Portman, perfeita e extremamente técnica, mas que não consegue transmitir emoção em suas atuações. No começo da temporada de ballet, o Diretor da companhia, na pele de Vincent Cassel, resolve fazer uma encenação inovadora da clássica peça "O lago dos cisnes" e para tal, acaba demitindo a bailarina principal representada por Wynona Rider, muito bem por sinal. Logo o Diretor escolhe o personagem de Portman para representar a Rainha dos Cisnes, mas ela se vê afrontada tanto por Cassel quanto pela nova bailarina da companhia vivida pela bela Mila Kunis. Além desse quadro inicial, ela ainda convive com uma mãe possessiva e controladora que a trata como uma criança. Sob tanta pressão ela acaba embarcando em uma jornada de loucura e libertação. O filme tem cenas marcantes, como a noite em que a personagem de Portman sai com o de Mila Kunis e delira com um envolvimento sexual, as cenas do relacionamento com a mãe, representada pela  excelente Barbara Hershey também são ótimas, verdadeiros duelos. Além do final espetacular e emocionante, os momentos da transformação física em Cisne Negro são de tirar o fôlego. Um filme para ficar na história do cinema. Nota 10.

2 comentários:

B-Cine disse...

Rapaz, esse é um dos filmes mais esperados desse ano. Arronofsky nunca me decepcionou. Natalie está dando o que falar na entrega do seu papel e a Mila Kunis eu conheci no divertido filme ressaca de amor. Esse vou ver no cinema com certeza.

Unknown disse...

Meu caro amigo que felicidade encontrar vc por aqui!! Na minha opinião esse já é o melhor filme dele, veja o mais rapido possivel e depois me fala.